Programa de Serviço de Assistência Domiciliar Melhor em Casa

Blank

O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) é o conjunto de atividades desenvolvidas no domicílio em função da complexidade assistencial e avaliação socioambiental realizado por equipe multiprofissional de saúde. O SAD é indicada para pessoas em todos ciclos da vida que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade na qual a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, paliação, reabilitação e prevenção de agravos, tendo em vista a ampliação de autonomia do usuário, família e cuidador. 

Os potenciais benefícios com a Atenção Domiciliar (AD) seriam a diminuição das reinternações e dos custos hospitalares; a redução do risco de infecção hospitalar; a manutenção do paciente no núcleo familiar e o aumento da qualidade de vida deste e de seus familiares, além da promoção da saúde e prevenção de doenças.
No município de Brusque à atenção Domiciliar está organizada em três modalidades de cuidado:

I - Atenção Domiciliar 1 (AD 1) – onde o cuidado é feito pela Unidade Básica de Saúde com o Apoio de uma Equipe Multi;
II - Atenção Domiciliar 2 (AD 2) - onde o cuidado é feito pelo Programa Melhor em Casa; 
III - Atenção Domiciliar 3 (AD 3) - onde o cuidado é feito pelo Programa Melhor em Casa; .

A partir deste exposto e considerando as respectivas classificações de risco/gravidades, o programa, denominado “Melhor em Casa”, cuja proposta é de realizar intervenções nos casos de média-alta complexidade e que, devido às condições delimitantes da pessoa acamada/domiciliada, precisará de intervenções especialista, multiprofissional. Podem ser inseridos no serviço usuários em todos os ciclos de vida, de qualquer faixa etária, oriundos de encaminhamentos das Estratégia Saúde da Família (ESF), altas hospitalares (encaminhamento direto do hospital) e Desospitalização.

Focada em reabilitação, tal equipe admite os pacientes com critérios definidos em I) objetivos, II) intervenções, III) responsabilidades, IV)prazos e V) alta; respeitando as singularidades das intervenções paliativistas. Com fins de restabelecimento (proporcional às condições prognósticas) tais intervenções, pautadas sob a ótica de manejos humanizados, pressupõe o “retorno” dos cuidados à equipe de referência Estratégia Saúde da Família (ESF) para que assim sejam mantidos a continuidade dos cuidados longitudinais (PNAB, 2006, 2011 e 2017; BRASIL, 1990).

O serviço tem como objetivo desenvolver intervenções compatíveis com atenção domiciliar em suas respectivas modalidades (AD2 e AD3), compartilhando os cuidados com Atenção Primária à Saúde conforme preconiza as portarias, cadernos e políticas ministeriais. O Melhor em Casa atende de segunda-feira a sexta-feira das 07h às 19h, está dividido em duas equipes: Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP). A prestação de assistência à saúde nas modalidades AD2 e AD3 é de responsabilidade da EMAD e da EMAP, ambas designadas para esta finalidade. A EMAD realizará visitas regulares em domicílio. A EMAP realizará visitas em domicílio, por meio de critério clínico, quando solicitado pela EMAD. Cada equipe é composta pelos profissionais:

EMAD: Uma médica, um enfermeiro, um fisioterapeuta , três técnicas de enfermagem;
EMAP:  Uma fisioterapeuta; uma fonoaudióloga; uma nutricionista; um Assistente Social, uma psicóloga.