Secretaria de saúde

Clínica da Mulher promove encontro do grupo Mulheres Polivalentes

Dor compartilhada é dor amenizada. Receber o diagnóstico de câncer não é fácil, o abalo muitas vezes é inevitável, mas ao longo do caminho, algumas situações podem facilitar, uma delas é o grupo de Mulheres Polivalentes, que desde 2018, é desenvolvido na Secretaria de Saúde, por meio da Clínica da Mulher. Nesta quinta-feira (18), o encontro foi no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), com a presença do médico mastologista, Guilherme Gamba. 

O intuito é reunir pessoas diagnosticadas com câncer de mama e útero, uma vez por mês para realizar atividades de conhecimento, com a presença de profissionais de diversas áreas, além da interação e troca de experiências. A coordenadora do grupo, a enfermeira, Thaisi da Cunha, destacou a importância dos encontros. “Realizamos atividades diversas, com muita troca de experiência, fizemos palestras, bingos, passeios, sabemos que é um assunto importante e delicado, mas juntas elas acabam aprendendo umas com as outras, quem já teve o tratamento, com quem está iniciando, é muito satisfatório. E quem quiser participar está aberto, ficaremos muito felizes com a vinda de mais pessoas”. 

O médico, Guilherme, esclareceu dúvidas das participantes. “Conversamos um pouco sobre como funciona a questão do acompanhamento pós câncer de mama, os cuidados, o que podemos fazer para prevenir que a doença volte, opções de tratamento e o mais importante o encontros entre elas, dividindo experiências, um momento de grande valia”. 

Diagnosticada há 12 anos com câncer, Márcia Regina da Silva Souza, vive mais uma vez essa batalha, em 2020, a doença retornou e ela afirma que o grupo traz força para ela enfrentar esse momento. “Dividimos um pouco sobre a nossa doença, falamos sobre nossas experiências, dizendo as que estão chegando que a gente consegue sobreviver com isso. A gente se reúne com o propósito de cura, se ela não for do corpo, mas a nossa alma, o nosso espírito sai daqui alegre. O encontro nos dá um gás para continuarmos lutando. Vamos ser felizes, dividindo as nossas dores”. 

O próximo encontro será no dia 29 de setembro. Quem quiser participar pode entrar em contato pelo telefone (47) 3255 - 6840, que também funciona como WhatsApp.